RES: [Fedora-users-br] Compartilhar IP

Marcelo marcelo em policamp.edu.br
Seg Out 1 12:25:27 UTC 2007

Bom dia,

Não consegui entender se vc quer montar um servidor dhpc ou simplesmente
compartilhar a net para tood fazendo um Nat no firewall.

Mas vamos La, se todos derem um palpite, conseguiremos fazer o  vc ker
funconar logo logo.

Para DHCP instale, caso não tenho instalado ainda, “yum install dhcp” depois
configure o mesmo, ae terá um servidor DHCP liberando ip para rede por
exemplo:

vi /etc/dhcp.conf

hum exemplo de configuracao
# dhcpd.conf

ddns-update-style none;
subnet 192.168.0.0 netmask 255.255.255.0 {
option subnet-mask 255.255.255.0;
option domain-name-servers 192.168.0.254;
option routers 192.1680.0.254;
option domain-name "dhcp.fis.com.br";
max-lease-time 120;
default-lease-time 120;

host recepcao {
hardware ethernet 00:08:54:08:46:e4;
fixed-address 192.168.0.1;

}

agora para fazer um nata e compartilhar a net use o iptables por exempolo:

echo "1" >/proc/sys/net/ipv4/ip_forward
iptables -t nat -A POSTROUTING -s 192.168.1.0/24 -j MASQUERADE

em 192.168.1.0/24, coloque o ip de sua rede.

Espero ter ajudado.

[]s

Marcelo

  _____