[Fedora-users-br] Oracle, mono e outros problemas

Gustavo Ribeiro De Bonis ribeirogustavoti em gmail.com
Qui Set 6 13:58:27 UTC 2007

Olá pessoal, bom dia,

Gostaria de saber se alguém aqui usa, ou usou, o Oracle 10g express.
Tive muitos problemas para desenvolver algumas aplicações simples.

Eu uso o provider do Mono (mono-data-oracle), não sei se alguém aqui usa
ou usou, para a minha aplicação acessar o banco, mas eu não consigo.

Toda vez que eu escrevo uma string de conexão, o debugger me retorna um
erro dizendo que não consegue encontrar uma biblioteca
(System.DllNotFoundException: libclntsh.so), mas essa biblioteca existe
na pasta das bibliotecas do Banco. Além disso eu tenho o client e o
server instalados na minha máquina.

Toda vez que eu instalo os dois, eu preciso rodar um script de
configuração do banco para 'setar' as variáveis $ORACLE_HOME e
$LD_LIBRARY_PATH,
mas nunca é atribuido o valor a elas.

Eu já desabilitei o SELinux e o Firewall, para evitar quaisquer
problemas, mas mesmo assim não consegui nada.

Também encontrei algumas soluções pela internet, mas nenhuma adiantou, a
maioria dizia que eu tinha que atribuir o valor as variáveis.
( export LD_LIBRARY_PATH=<oracle client path>:$LD_LIBRARY_PATH), mas
nada deu certo, tentei de vários jeitos. Até que eu consegui, não sei
como, mas mesmo assim, toda vez que eu inicio o meu sistema operacional
as variáveis estão denovo sem valor

Alguém pode me dizer aonde eu posso conseguir mais informações, pois
isso parece ser um problema do fedora, visto que em outras distribuições
tudo funciona.

Também queria saber se alguém já teve esse problema antes, e se sim,
como resolveu.

Abaixo colocarei as minhas configurações:
Linux version 2.6.22.4-65.fc7
oracle-xe-client-10.2.0.1-1.0.i386
oracle-xe-server-10.2.0.1-1.0.i386

Obrigado a todos.