Re: [Fedora-users-br] Fedora 10 Live é seguro?

Gustavo Picoloto picoloto em gmail.com
Seg Dez 15 23:26:14 UTC 2008

Olá Cláudio,

2008/12/15 Cláudio Jr. <xclaxtudox em gmail.com>:
> Olá Gustavo,
>
> Não sou newbie mas também ñ sou guru, rs...
>
> Tu diz o seguinte: qual serviço de rede você iria proteger?
> Então suponho que no live não vem nenhum serviço deste tipo instalado.

Isso, o Live vem sem serviços de rede ativos (até onde eu saiba nenhum
serviço de rede roda no live, mas estou sem nenhum cd para confirmar
agora).

> Tipo um maluco faz um scan na net e acha meu IP e vai explorar falhas no meu
> sys, isso é possível e com o firewall não ajuda a evitar isso? Ou nada
> haver, pois como se trata de uma falha o firewall ñ sabe sobre esta falha.

Na verdade, basicamente, o firewall apenas permite ou bloqueia o
tráfego em determinada porta. Ele não "sabe" o que tem naquela porta.
Se você não tem nada (nenhum serviço) rodando naquela porta, não tem
como algum invasor entrar ali. Normalmente alguém entraria por uma
falha em algum serviço que mantem uma porta aberta (um apache, um
sendmail, por exemplo).

> Sou meio neurótico sobre internet, pois só do fato de estar conectado e
> pessoas poderem te localizar já me assusta.

E não tem como te localizarem também pela lista telefônica? E teu
celular? Isso te deixa assustado também? Eu fico mais assustado com o
"mundo real" do que com a Internet :)

> Nada é 100% seguro, mas gostaria
> de garantir os 99% de segurança, sei que tem o fato de algum cracker invadir
> um sys e alterar os DNS e mesmo digitando o site do banco certinho estarei
> entrando no site clonado do cracker e tal, mas tirando esta possibilidade
> que é meio hard, segundo o que li por aí.

Não acredito que alguém vá querer mudar o SEU dns, não te conheço mas
"acho" que não vale a pena (financeiramente falando). A dificuldade de
alterar o dns da sua máquina e o do seu provedor são semelhantes e se
alterarem o do seu provedor, as chances de "lucro" são maiores, não?
Se for para invadir com este objetivo, vão invadir servidores e não
estações de trabalho. Para as estações eles enviam virus e semelhantes
onde o erro humano faz um estrago maior, por isso o cuidado ao
acessar/receber arquivos suspeitos. Pense que num virus não é eles que
estão vindo buscar sua senha e sim "seu PC" que a está levando para
eles. Se enviarem virus para 1.000.000 de pcs e apenas 0,1% for
infectado, já são 1.000 pcs com o virus. É mais fácil obter o que
querem assim. Se sua máquina é infectada, aí sim ela poderá abrir uma
porta para que ela seja acessada remotamente ... mas, desconheço a
existência de um virus deste tipo para qualquer Linux.

> Quero fazer meu dever de casa rs...

Então, se for um pc doméstico, com Linux, basta não acessar nada
suspeito (links recebidos de estranhos, downloads de lugares não
confiáveis e etc), manter o sistema atualizado e você já estará uns
98% seguro :)

> Humm uma ótima questão, como o fedora 10 live é de um CD na hora de instalar
> as atualizações necessárias, onde será armazenados estas atualizações? No
> meu hd? Posso escolher o local? Ou não tem como, terei de ficar baixando
> sempre a última versão do live.

Sinceramente não sei se é possível atualizar o Live. Sempre baixo ele
por ser menor que o DVD "full" e instalo no HD, daí os updates são
normais pois o sistema já foi instalado. Se usar como live direto, não
sei responder.

> Voltando ao assunto principal, minha principal necessidade do live é apenas
> para acessar meu banco, não irei fazer mais nada com ele, nem checar e-mail
> nem navegar nem nada, infelizmente, pois como programo em asp.net c# não
> posso usá-lo no linux, infelizmente.

Ótimo, basta usar o live e não deverá ter problemas. Alias, acesso meu
banco normalmente, tanto pelo Linux como pelo Windows (ok, neste caso
com antivirus atualizado e óbviamente não usando o IE) ... mas sei que
o risco de ser assaltado na rua é maior do que roubarem meus dados
pela Internet, desde que eu esteja sempre fazendo a lição de casa :)

> Já vi que tem como emular no linux mas dá na mesma estarei usando o Rwin
> ainda assim.
>
> Bom é isso aí amigos valeu.
> []s

[]´s