[Fedora-users-br] (Distros+EXT3: Dúvidas) Como saber o parâmetro padrão em um sistema de arquivos?

Adilson Bonanovisky arbonan em gmail.com
Sex Fev 6 17:58:46 UTC 2009

Ola lista,
Tokuma dúvida aqui... olhem só.
Sabemos que quando a gente monta uma partição com um sistemas de
arquivos qualquer, lá no /etc/fstab demos a diretive defaults, para
que a montage fique com as opções padrão.
Minha dúvida é saber quais são elas por exemplo, para o NTFS, Ext3 e
coisas assim....
Há vários texto na net que falam quais são, mas como posso mesmo ter
certeza disso, pois eu já text num canto falando uma e texto em outro
falando outra coisa.

1) Como verificar isso via comando do Linux ou sei lá, algum arquivo
de configuração?

Outra dúvida:

O sistema de arquivos EXT3 tem suporte a diversos tipos de Journaling
no ext3 como Journal, Ordered e Writeback.

2) Como verificar qual opção de um sistema de arquivos está valendo?
   Qual deles tá valendo, pois eu já vi textos falando que é o Journal
e outros que é o Ordered, na minha opinião é o Journal.

Para quem não sabe o que faz cada uma delas ai vai:

1. Journal: grava todas as mudanças em sistema de arquivos. É o mais
lento dos três modos, mas é o que possui maior capacidade de evitar
perda de dados;
2. Ordered: grava somente mudanças em arquivos metadata (arquivos que
guardam informações sobre outros arquivos), mas guardas as
atualizações no arquivo de dados antes de fazer as mudanças associadas
ao sistema de arquivos. Este Journaling é o padrão nos sistemas de
arquivos ext3;
3. Writeback: também só grava mudanças para o sistema de arquivo em
metadata, mas utiliza o processo de escrita do sistema de arquivos em
uso para gravação. É o mais rápido Journaling ext3, mas o menos
confiável. O modo Ordered é o padrão no ext3, mas é possível
especificar qual o modo que você deseja usar, através da atualização
do arquivo fstab. Por exemplo, pode ser que a linha /dev/hda1/opt
tenha sua opção data com o valor ordered. Você pode mudar este valor
para writeback ou journal.

Thanks!

T+