[Fedora-users-br] Sem controle da temperatura do processador no Fedora 10

Márcio Sancho marciosancho em gmail.com
Seg Mar 16 10:02:45 UTC 2009

Bom dia lista,

Sou usuário recente do Fedora 10.
Tenho um notebook STI IS 1525 com Windows XP e Fedora 10.
Desde que comprei esse notebook, percebi que o mesmo tem alguma
"incompatibilidade" com o linux.
Que seria não controlar automaticamente o cooler do processador.
No Windows ele funciona normalmente, mas basta iniciar pelo linux para a
ventoinha ficar lá parada.
Daí com alguns minutos o processador esquenta demais e o note trava e
desliga.
Como esse note é pra testes, já instalei nele Debian, Ubuntu e Arch (versões
mais recentes), e agora o Fedora 10 (que espero ser minha distribuição
oficial).
Nas distribuições anteriores estava usando a gambiarra: *

modprobe* -r fan && *modprobe* fan

Daí a ventoinha funcionava beleza.
Mas no Fedora ainda não achei nada equivalente.
Alguém poderia me ajudar nessa empreitada?
Resumidamente, no linux meu note não tem controle automático do cooler do
processador.
Abraços,

--
Márcio J. S. Sancho