[Fedora-users-br] Servidor Fedora

Hugo Cisneiros hugo em devin.com.br
Qui Abr 27 18:13:49 UTC 2006

Marcus Monteiro wrote:
> Olá Pessoal,

Hau!

> [...]
>
> O Servidor precisará ter as seguintes características:
>
> Samba + OpenLdap para controle e autenticação de usuários
> Perfis Ambulantes no PDC
> DNS
> Proxy
> Apache
> FTP Server
> Firewall
> PostgreSql
> ClamAv
> VNC
>
> Detalhe, nesse servidor deverão ter uma 15 estações entre WIn2k e
> Linux (Mandriva ou Fedora). O Server ficará ligado num router ADSL.

Vai ser um trabalho legal e interessante de se fazer... ;)

O administrador de sistema uma vez ambientado numa distribuição,
consegue utilizar instruções genéricas para fazer as coisas na
distribuição. Por isso, você encontrará fácil vários tutoriais por aí
falando sobre essas coisas. Incluindo o Guia FOCA como o colega citou no
outro e-mail, e o meu TLM - http://www.devin.com.br/eitch/tlm/ (tá, to
defendendo meu peixe também heheh).

> Tenho várias dúvidas na configuração e não tenho achado muita coisa na
> Internet.

É, Google pode ser um bom amigo nessas horas ;)

> Algumas delas são:
>
> Como efetuar a atualização do Clam via rede ?

Faça um mirror do banco de dados do Clamav através da documentação:

    http://www.clamav.net/doc/mirrors/

Pulando as partes de inclusão oficial aos mirrors espalhados pelo mundo,
já que será uma coisa interna (caso for externa e tiver bastante banda,
pode-se tornar um mirror oficial :)

Logo depois disso, na configuração das estações, você pede para ele usar
o mirror local ao invés dos mirrors espalhados pela Internet.

> Como efetuar a atualização de segurança das estações via rede, usando
> o servidor como ponte de distribuição ? Assim, baixo no Server e as
> estações pegam dele.

Você precisará fazer um mirror dos repositórios yum para o seu servidor
local e manter sincronizado. Depois basta apenas modificar as
configurações do yum dos clientes para pegar as atualizações do seu
servidor interno ao invés da Internet. Mais informações:

http://www.devin.com.br/eitch/tlm4/s1-comandos-pacotes.html#s2-comandos-pacotes-yum
http://fedora.redhat.com/docs/mirror/

> Como disponibilizar as impressoras no Linux para as estações Win2k
> utilizarem ? Como fica a questão dos drivers ?

O Samba faz isso.

> Depois de muito apanhar, já tenho um Servidor Fedora Core 4 com DNS,
> Apache, Samba com OpenLdap, PhpLdapAdmin rodando, mas falta testar a
> adição de máquinas WIn2k e Linux neste domínio criado e instalar as
> outras coisas.
>
> p.s. No FISL tinha um cara de Arapiraca com 250 estações Fedora, se
> ele estiver por aí ou se alguém tiver contato com ele, gostaria de
> saber como ele faz para manter todas as estações atualizadas.

É, eu vi esse cara lá!

> Se alguém tiver tutoriais ou dicas, serão muito bem vindas.
> Desde já agradeço toda e qualquer ajuda.

Qualquer coisa não deixe de falar os resultados e o andamento da coisa ;)

> Marcus Vinicius

Eitch

http://www.devin.com.br/eitch/
"Talk is cheap. Show me the code." - Linus Torvalds