[Fedora-users-br] FC4 -> FC6 por yum

Gustavo Picoloto picoloto em gmail.com
Qui Jul 12 21:39:35 UTC 2007

Oi Alberto,

Respondendo as perguntas:

Quando você executar o "yum update", ele vai atualizar para o FC 6
como se estivesse atualizando um conjunto de pacotes normal, mas ele
está buscando de versão mais recente do repositório do FC 6 ao invés
do FC 4. Quando o yum acabar de executar, você já estará com todos os
pacotes atualizados para a versão mais recente e apenas não estará
executando o kernel e aplicações atualizadas, por isso o reboot. Logo,
se executar ele e começar a atualizar, estará com o FC 6 e para voltar
pro FC 4, que eu saiba, só reinstalando mesmo.

Os diretórios /home e /windows só serão modificados se algum pacote se
instalar lá e pelos repositórios oficiais, nenhum pacote muda nada
ali. Na dúvida, se for partição diferente, desmonta elas :)

Nunca passei 2 versões direto, sempre de uma em uma logo que eram
lançadas. Não acho que dará diferença passar duas de uma vez mas se
quiser fazer por partes ...

Minha atualização do FC 5 pro FC 6 demorou mais ou menos uma hora e
meia desde o início, checar as dependencias, baixar os pacotes,
atualizar e fazer o cleanup. A máquina era um Pentium 4 2.8 ghz com
512 MB de ram e eu já tinha um repositório montado na rede, com todos
os pacotes baixados nele. Não usei a Internet durante este processo
mas eu tinha um hub terrível de 10 mbps o que deve ter feito o tempo
aumentar um pouco :)

Uma alternativa é usar o DVD de instalação e nele pedir para
atualizar. Ele já faz todo este processo para você sem ter dor de
cabeça. Usar o yum é legal quando é uma máquina que você não tem
acesso físico ou a mesma tem o drive de dvd zuado (era o meu caso).

Qualquer dúvida, envia outro email.

[]´s

Gustavo Picoloto