[Fedora-users-br] FC4 -> FC6 por yum

Eduardo Habkost ehabkost em raisama.net
Qui Jul 12 21:46:37 UTC 2007

Olá,

On Thu, Jul 12, 2007 at 06:45:38PM -0200, Alberto Monteiro wrote:
> Acho que nesse fim de semana vou tomar vergonha na cara e passar do
> FC4 para o FC6, usando o yum. O FC4 já tem problema demais.
>
> Pergunta#1: se eu fizer tudo direitim como manda o tutorial do
> Gustavo Picoloto em...
> http://cenoura.homelinux.com/linux/upgrade_fedora_com_yum.php
> ... chegar no passo final que manda dar reboot e resolver mudar
> de idéia, o FC4 ainda vai estar funcionando?

Não entendi: se você já fez tudo e falta só rebootar, como é
que você ia fazer para desistir? Na hora de rebootar, o upgrade já
terminou e não tem mais volta.

O upgrade para outra versão da distribuição pelo yum não é
recomendado. Muita gente costuma fazer isso, mas pode te dar trabalho
em detalhes que os scripts de instalação dos pacotes não cuidam. A
maneira recomendada para atualizar para versão nova do Fedora é bootando
a partir CD ou DVD da versão nova.

> Pergunta#2: tem risco apreciável de perder alguma coisa nos diretórios
> /home e /windows? Eu tenho backup de tudo que é coisa pessoal, mas
> é um saco ter que recuperar dados desses CDs de baixa qualidade
> e acho que não vou conseguir reinstalar o Ruindows ou alguns seus
> aplicativos críticos (por causa de problemas nos CDs).

O risco de isso acontecer é pequeno. Não dá dizer que é 'zero'
porque mer...digo, coisas ruins, podem sempre acontecer no dia-a-dia,
e na troca de sistema operacional as coisas ruins (inclusive problema de
hardware) podem aparecer mais facilmente porque você está tocando em
áreas do HD que pode não ter sido tocadas há muito tempo. Então com
certeza tenha o backup atualizado, mas será difícil você precisar dele.

Se você resolver fazer o upgrade bootando pelo CD ou DVD, verifique
várias vezes as opções que você escolheu antes de confirmar, na hora
em que o instalador perguntar se quer atualizar ou reinstalar.

Você tem bastante espaço em disco? Quando eu tenho bastante espaço em
disco, eu costumo criar uma partição nova, instalar a distribuição
nova nessa outra partição, e se tudo correr bem, mover o /home para a
partição nova (ou apenas montar, caso o /home já esteja numa partição
separada). Mas nesse caso, as etapas necessárias não são poucas,
e é muito fácil de fazer algo errado e perder dados. Se você não
tiver experiência particionando HD e redimensionando filesystem, faça
de conta que não leu esse parágrafo e eu nunca sugeri isso a você.  8)

> Pergunta#3: é melhor passar direto FC4 -> FC6, ou ir passo a passo
> FC4 -> FC5 e depois FC5 -> FC6?

Eu não tentaria nem aconselharia fazer do FC4 para o FC6. Eu faria
o upgrade intermediário parao FC5 primeiro. Se do FC5 para o FC6 já
aparecem algumas dependências que o yum não sabe resolver sozinho,
do FC4 para o FC6, é provável que apareça muita coisa.

> Pergunta#4: quanto tempo, aproximadamente, leva para fazer tudo?

Essa é uma boa pergunta. Não sei.  :)

> Eu imagino que nessa conta entrem coisas como velocidade da conexão
> (1 Megabit/s), número de coisas que eu já baixei (sei lá, só sei que
> baixei quase tudo que é jogo (finalidade Nobre: meu filho de 7
> anos é um Linux-Jihadista fanático), suporte a todas as línguas,
> suporte a quase todas linguagens de programação, etc), e velocidade
> do computador.

Se você já baixou tudo quanto é coisa, pode demorar um pouco
mais. Agora quanto seria "um pouco mais", não sei dizer.

--
Eduardo