[Fedora-users-br] Por que a rede Linux -> Windows nao abre ou fica muito lenta?

Marcelo Silva marcvan em ig.com.br
Ter Mar 3 20:22:10 UTC 2009

Pessoal... acontece o seguinte:

Eu uso Squid e as configurações das maquinas clientes (windows) sao
assim

IP: 192.168.0.xxx
Mascara: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.0.10 -> que é o IP da maquina Squid, pois é
transparente
DNS P: 200.204.0.10
DNS S: 200.168.0.138

A internet nas maquinas windows funciona numa boa...

Na minha máquina com Linux Fedora 10 as configurações são as mesmas e a
internet também funciona numa boa.

Mas a rede na minha máquina só funciona se eu digitar o IP da maquina
que quero abrir
Ex. smb://192.168.0.145

Se eu for pelo nome: smb://terminal2  ou pelo Nautilus / Rede  ele não
abre a lista de maquinas, nem as maquinas linux que existe na rede.

Mas se eu trocar o Gateway para 192.168.0.255 por exemplo, ele funciona
a rede Linux -> Windows, mas a internet para de funcionar (provavelmente
porque precisa do proxy literal).

Já experimentei mudar os programas que tenho pra acessar via proxy, uns
funcionam outros não, ou seja, meio instavel.

Como configurar a rede de modo que tudo de certo?

Obs: Como eu uso alguns redirecionamentos de fora pra dentro via
Iptables então tenho que usar IP fixo nas maquinas...

Marcelo Silva